24 de nov. de 2010

Canis familiaris - parte I

A Brigite se foi em 15/07 e eu ainda sinto a presença dela em casa. é mto difícil ir lentamente se desligando. Afinal, ela esteve comigo por quase 17 anos.

Às vezes, consigo ouvir nitidamente o barulho que ela fazia qdo ficava escavando o piso de casa. Marido dizia: "Se a Brigite continuar nesse ritmo, daqui uns dias ela chega lá no térreo !!" - moramos no 8.º andar gente...

Minha filha tem 9... a Brigite a viu nascer... qdo cheguei da maternidade com a Vi no colo, a Bri ficou cheirando o bercinho e depois se deitou na porta do quarto durante quase um dia inteiro. Qdo a Vi cresceu, era uma festa !! brincadeiras o tempo todo. Pouca gente acredita, mas as duas brincavam de esconde-esconde ! O maior barato... esse tipo de coisa ñ se esquece em poucos meses...

A última noite dela foi horrível... ninguém dormia porque ela gemia mto por causa da dor. Como consequencia do derrame, ela ñ conseguia sustentar a cabecinha, que acabava pendendo pro lado e ela ñ respirava direito. O resultado disso, é que passei a noite com ela no colo, procurando sustentar a cabeça prá que ela ñ sufocasse.

Chorei até... mas ñ teve jeito... na manhã seguinte, levei-a ao veterinário prá receber eutanásia.
Mal consegui assinar o cheque. Segurei-a no colo e a beijei enquanto me despedia. A única coisa que pedi foi que ela ñ sentisse mais nenhuma dor. O que o veterinário garantiu.

Continuei chorando no carro e vim trabalhar com os olhos inchados feito dois baiacus. Nem consegui trabalhar direito. Qdo cheguei em casa e encontrei minha mãe e minha filha, contei como foi e nós três choramos mais ainda.

A Brigite foi meu presente de aniversário de 18 anos ! Meu pai trouxe aquela bolinha de lã preta com um lacinho vermelho, dentro de uma caixinha de sapatos. Ele a comprou alguns meses depois que perdi o Moreno, meu primeiro cachorro, que parecia uma cópia mal humorada da Brigite (que era mto alegre). Qdo o Moreno morreu, sofri mto e o meu pai disse que iria arrumar um outro igualzinho. A Brigite era uma falsa poodle preta de tamanho médio. Eu digo falsa, porque o pelo dela era liso e ñ todo enroladinho como os outros poodles.

Desde aquele primeiro dia, a Bri tornou-se minha companheirinha ! Só quem tem um bichinho pode entender como eles fazem bem à alma da gente. E a Brigite era mto fofa... tanto que conquistou uma prima querida que mora em Sorocaba/SP e que batizou a cachorrinha abandonada que ela adotou com o mesmo nome. A diferença das duas, é que a Brigite de lá era "loura" e ranzinza, além de ser uma mistura indefinida de pelo menos 16 raças diferentes, que resultou em algo parecido com essa foto aqui! Mas ela foi mto bem cuidada e amada, servindo de companhia prá toda família: 3 irmãos, pai, mãe e o Lobo - um cão policial lindo e mto meigo ! Eles formavam uma dupla e tanto...
O Lobo se foi primeiro, depois de viver mto (acho que uns 15 anos) e sofrer bastante com dor na bacia. A Bri... tadinha ficou desolada sem o companheiro e definhou até morrer tbém um tempo depois.

Foi devastador prá todos ! Meus tios e a prima (pois os irmãos já estavam casados) ñ queriam mais saber de cachorros, de tão sentidos que eles ficaram...

Mas, como um presente, minha prima ganhou a Lina (apelido de Adrenalina) de uma colega e foi amor à primeira vista. Aliás... gente... vcs pensam que conhecem cachorra mimada.... mas a Lina é a verdadeira definição !!! Ela é uma yorkshire que tem guarda-roupa sazonal, veste grife nas festas de final de ano, come ração importada, tem seu próprio banheiro e claro, dorme na caminha ao lado da cama dos meus tios. Ah, inclusive, é ela quem diz a hora de ir deitar. Ela chama a minha tia qdo quer ir dormir e fica conferido com umas olhadas disfarçadas, se a tia tá mesmo deitada na cama. Se ñ estiver, lá vai a Lina chamar de novo...
Um outro york lindinho que conheço (e que seria o perfeito namorado prá Lina) é o Beethoven, que faz o "pai" dele passear todos os dias às 05h00 da manhã !!!! a gente se encontra no elevador qdo eu tô indo pra academia (hã ?!??! comassim ? vc vai malhar nesse horário ?!??! SIIIIMMM minha gente). Ele é um fofo que faz companhia prá Naná, uma amiguinha da minha filha que estuda de manhã mas fica sozinha em casa à tarde. Os dois se divertem mto e o Beethoven é prá lá de ciumento.

Falando nos bichos do prédio, o Taruk é um pug que sofre de todo tipo de mal decorrente da obesidade. Gente... ele é mto gordo. Precisa sair todos os dias prá fazer exercício mas fica ofegante só de sair do apartamento e entrar no elevador. O barulho que ele faz é tremendo !!! a gente pensa que logo vai ver os bofes dele saindo pela goela !! Mas tbém é super mimado por um casal de velhos que mora sozinho e ganhou o primeiro netinho há apenas 3 anos (O Taruk tem mais que o triplo dessa idade). Daí já viram néammm.
nenhuma dessas fotografias são dos verdadeiros cães descritos nesse texto. Mas procurei imagens bem fieis